terça-feira, setembro 12, 2006

Volta da Espanha - 16ª etapa

Igor Antón comemora a primeira vitória da carreira como profissional - Foto: lavuelta.comDepois de prometer um post com o resumo da Volta até domingo, dia 3 de setembro, quando a competição estaria na 9ª etapa, volto hoje, depois de assistir pela primeira vez uma prova de ciclismo por uma emissora que não é a Globo ou a ESPN.

Enquando nessas duas as transmissões são feitas por caras que não dominam o assunto, na TVE sim. A narração é muito mais empolgada, os comentaristas estão entregues à transmissão. E como o ciclismo na Espanha é importante, eles torcem, principalmente por Carlos Sastre.

Nesta 16ª etapa, que partiu de Almería e chegou ao Observatorio Astronómico de Calar Alto, 145km e três grandes escaladas depois. A etapa começou a 80m do nível do mar, atingiu 1.800m no Alto de Velefique 56km depois, voltou a 1.200m após mais 14km em Bacares, escalou até 2.160m em 18km ao chegar em Alto de Calar Alto e finalmente, na última perna da etapa, com 57km, desceu abaixo de 1.200m até subir novamente a 2.090m na chegada da etapa. Cansativo.

Além disso, o verão está mesmo acabando na Europa, chovia, havia muita neblina e estava frio.

Sem me extender muito, quem venceu a etapa foi o espanhol Igor Anton, da equipe Euskatel, seguido pelo também espanhol Alejandro Valverde, da Caisse d'Epargne e Alexandre Vinokourov, do Cazaquistão e da equipe Astana.

Na classificação geral, Valverde e Vinokourov são o líder e o segundo colocado, seguidos por Carlos Sastre. Na competição por pontos, a liderança é do norueguês Thor Hushovd, da Crédit Agricole, seguido por Valverde e Vinokourov. Entre os montanhistas, a liderança é do italiano Pietro Caucchioli, também da Crédit, seguido pelo espanhol Egoi Martinez da Discovery Channel e por Valverde.

A classificação combinada, é a mesma da geral. Entre as equipes, a liderança é da Discovery, seguida pela Caisse e da Astana.

Amanhã, na 17ª etapa, entre Adra e Granada. La Vuelta segue até domingo, quando será conhecido o campeão.

Nenhum comentário: