quarta-feira, junho 30, 2004

Portugal 2 x 1 Holanda

Há alguns instantes Portugal venceu a seleção da Holanda e se classificou para a final da Eurocopa. Aguarda agora o vencedor da partida de amanhã entre Republica Tcheca e Grécia. Com a eliminação da Holanda, só os tchecos representam campeões europeus.
Portugal dominou a partida desde o início, mas demorou para criar chances reais de gol. Luis Figo dificultou a vida de Philipe Cocu com as descidas pela esquerda e de Reiziger pela direita. Essa movimentação confundiu a defesa laranja.
Aos 23 minutos Cristiano Ronaldo avançou pela esquerda e conquistou escanteio na disputa com Cocu. Na cobrança de Deco, o próprio Ronaldo subiu sozinho no meio da distraída defesa holandesa. Edgar Davids só pareceu perceber que a cobrança já havia sido feita e desencostou da trave que guardava quando viu Ronaldo cabeceando.
Logo em seguida a defesa portuguesa marcou bobeira e Davids conseguiu cruzar para um chute perigoso de Marc Overmars, que passou bem perto do travessão. Depois desse lance Portugal voltou a dominar as ações. Figo em jogada individual pela direita passou por dois defensores holandeses e chutou na trave direita de Van der Sar. No lance seguinte Van Nisterooy marcou impedido e o árbitro anulou o lance.
No início do segundo tempo Portugal ainda tinha domínio da partida. Foi quando aos 58 minutos em cobrança curta de escanteio Maniche recebeu livre na entrada esquerda da área e chutou no canto oposto de Van der Sar. O goleiro holandês ficou realmente irritado com a abertura da zaga. A televisão portuguesa ficou reprisando o lance anterior e perdeu o gol, que também ficou reprisando depois.
Depois disso finalmente a Holanda começou a pressionar. Cinco minutos depois do segundo gol de Portugal, Jorge Andrade cortou mal um cruzamento da esquerda e encobriu o goleiro Ricardo, complicando um jogo que estava fácil.
A Holanda pressionou ainda mais e Luis Felipe Scolari começou a reforçar a defesa. Felizmente a seleção holandesa não conseguiu ser muito objetiva e levou pouco perigo a Ricardo (perigo mesmo só físico quando, Van Nisterooy atingiu o goleiro português em disputa aérea). Nos contra-ataques Portugal teve mais duas chances reais de marcar, inclusive com Deco já aos quatro minutos dos acréscimos. Logo em seguida a partida acabou.
Scolari já entrou para a história do futebol português levando à final um time desacreditado até o início da competição. Pauleta continua em jejum e perdendo gols feitos. Figo finalmente resolveu jogar e a televisão portuguesa até o elegeu melhor em campo. Sorte de Portugal.
E sorte do futebol, que premiou a seleção que mais teve controle de suas jogadas, jogou mais bonito, bola no chão, troca de passes precisa, para frente. Dá gosto ver Portugal jogando. Como dá gosto ver a Republica Tcheca. A final que se desenha para domingo, com vitória dos tchecos, parece ser a mais justa.

Nenhum comentário: