Estava assistindo uma mesa-redonda no Sportv hoje, comentários sobre a final da Eurocopa. Parece que todo mundo tem uma simpatia por Portugal. Ou por Felipão. Todos falam indignados do esquema defesa-total empregado pela Grécia e pelo Once Caldas.
Luciano Dorim da Rádio Bandeirantes também colocou o Santo André no mesmo saco de gatos sem lembrar que este time fez partidas com seis ou oito gols (4 x 4 e 3 x 3 contra Palmeiras), ou então derrotas em casa e vitórias fora.
Um dos comentaristas do Sportv até reclamava que o futebol fica feio nesse esquema. Outro lembrou que o Uberlândia foi campeão brasileiro de basquete desse jeito. “Basquete tudo bem, futebol não”. Imagino que quando começaram a usar essa tática no basquete muita gente reclamou também. Por que seria diferente no futebol? Futsal é assim, ué...
A diferença é que futebol se joga num campo muito grande e há mais espaços abertos, mesmo com muitos atletas em cada time. Uma quadra de basquete é aproximadamente quatro vezes menor (ou mais) que um campo de futebol, mas tem só a metade dos atletas. Muito mais fácil retrancar e não ser furado.
No futebol de campo foi mais difícil um time conseguir isso. A Itália sempre foi taxada de retanqueira, mas também sempre teve bons atacantes: o ataque funcionava e a retranca nem sempre. Finalmente dois conseguiram. A Grécia com mais qualidade que o Once Caldas. A Grécia ataca mais e com mais perigo. Mas a retranca funciona bem nos dois times.
Abriu-se um precedente. Técnicos vão começar a tentar copiar esses times à exaustão até conseguir a mesma eficiência. Quem sabe um dia nos acostumamos. Talvez um dia o futebol seja como basquete ou handebol. Um só ataca, outro só defende. Quem ataca fica trocando passes na entrada da área, quem defende tenta bloquear. Vai ser muito chato.
O futebol tem esse diferencial, ser mais dinâmico. Acho que só uma medida radical pode conter o avanço dessa tática. Duvido que isso aconteça, mas a mudança da está mais próxima que nunca. Será que agora o futebol será jogado com apenas dez atletas em campo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário